A dança é um poderoso instrumento de descoberta do corpo e das possibilidades que ele proporciona. O ballet pode ser um caminho fundamental para que as crianças aprendam não só postura e disciplina, mas também sejam capazes de conhecer a si mesmas e as infinitas possibilidades que seus corpos podem executar. O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos.
- Desenvolve a musicalidade. A música promove estímulos que aumentam a motivação, a criatividade e a expressão.
- Repertório de exercícios completo e variado. O ballet clássico inclui os 7 movimentos básicos de qualquer outra atividade física: saltar, estirar, dobrar, elevar, girar, deslizar, lançar-se ou pular.
- Desenvolve a memória e a concentração. Desenvolve a capacidade de aprender sequências complexas e a consciência sensorial.
- Amplia as noções de espaço e de localização. A criança aprende a ser mais independente e a controlar as suas habilidades e a reconhecer as suas capacidades.
- Aumenta a condição física da criança através de várias capacidades: força muscular, flexibilidade e relaxamento.
- Ensina a trabalhar em grupo e ajuda a fazer amigos. A criança desenvolve maior interação com as pessoas que participam com ela desta rotina e aprende seu papel e seu lugar dentro do grupo.
- Melhora o equilíbrio e reflexos. O ballet inclui vários exercícios unipodais, giros e saltos, que desenvolvem estes aspectos.
- Combate a timidez. Muitas crianças são tímidas. No ballet elas são estimuladas a interagir e se divertir com seus colegas, e a apresentar-se em público.
- Desenvolve a autoconfiança e a auto estima. As crianças tendem a ficar mais extrovertidas e passam a confiar mais em si mesmas, no seu potencial, e nas pessoas ao seu redor.
- Formação cultural. O ballet aproxima a criança das culturas, em particular, a música.